segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Descrição do Sistema de Desinfecção por Ultra-Violeta

A desinfecção da água usando a luz UV é uma tecnologia inovadora e comprovada. Esta tecnologia assegura a eficácia de uma desinfecção sendo usada quer em grandes como em pequenas aplicações.

A unidade de desinfecção por luz UV elimina 99,9 % dos vírus e das bactérias. O sistema ultravioleta quando aplicado nas doses certas, destroí o material genético (DNA) dos microorganismos. A absorção da luz UV pelos ácidos núcleicos causa a destruição da informação genética que interfere com a capacidade da célula em se reproduzir. A célula não se consegue reproduzir sendo considerada morta, visto que é incapaz de se multiplicar.

Este sistema produz água de elevada qualidade que supera os níveis standard de potabilidade, sendo o resultado uma água esterilizada, cristalina e com óptimo sabor.



A radiação UV é emitida por uma lâmpada germicida de muito baixa pressão. Este tipo de lâmpadas são, actualmente, produzidas com potências até 3,5 KW e têm um tempo médio de vida de 2000 a 4000 h. A acção desinfectante da radiação UV deve-se à destruição do DNA dos microrganismos impedindo-os de manter o seu metabolismo.

O maior problema que afecta as performances do sistema de luz UV é a quantidade de sólidos suspensos na água. Estes reduzem a intensidade da energia UV para atingir os micróbios, uma vez que estes servem de escudos à mesma, reduzindo a intensidade da luz UV que os ataca. Porém, este problema pode ser minimizado destruindo estas barreiras, por exemplo através da filtração destas partículas em suspensão.

A desinfecção com UV não pode ser por isso aplicada ao tratamento de águas residuais em ETAR's convencionais, porque a sua eficaz aplicação exige uma elevada limpidez da água a desinfectar que não é possível nas águas residuais tratadas.
No dimensionamento deste sistema de desinfecção deve-se considerar um consumo de energia de 40 Wh/m3. Um l= 250 nm é letal para a maioria dos microorganismos (principalmente coliformes) mas não o é para os mais perigosos, pelo que a utilização de lâmpadas de alta pressão e espectros mais alargados é capaz de interferir no DNA dos microorganismos mais difíceis de atacar.

Em sistemas domésticos são normalmente utilizadas mono-lâmpadas, enquanto que em sistemas comerciais e industriais são habitualmente utilizadas multi-lâmpadas.

domingo, 16 de setembro de 2012

Kit de desinfecção por Ultra-Violeta

Kit de desinfecção por Ultra-Violeta (UV), composto por UV, conjunto microfiltração (3 filtros ACQUA BIG 10" + células), contador de horas, suporte de fixação e kit de ligação e By-pass.


Kit de desinfecção por Ultra-Violeta (UV), composto por UV, conjunto microfiltração (3 filtros ACQUA BIG 20" + células), suporte de fixação e kit de ligação e By-pass.